Fiduciário vem de fidúcia que significa confiança. E quando você tem uma relação de confiança com seus clientes, o melhor modelo de negócio para monetizar essa relação é o fiduciário.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, o ato fiduciário é regulado por instituições públicas, o que ajudou a popularizá-lo para a gestão de patrimônio em larga escala.
Já no Brasil, este modelo só é utilizado por family offices que administram grandes fortunas. A maior parte da gestão patrimonial no Brasil é feita no modelo transacional que se baseia em venda de produtos financeiros.
No texto de hoje, explico a diferença entre os dois modelos e porque a FIDUC quer trazer para o Brasil o modelo fiduciário em grande escala, distribuindo seus serviços através de uma rede de Associados.
1. Modelo fiduciário é trabalhar somente para o cliente final
A melhor definição que conheço é a do John Bogle, fundador da Vanguard, maior mutual fund americano, que disse: “um homem não pode servir a dois mestres”. Ou seja, o dever fiduciário na gestão patrimonial é assumir um compromisso de só receber recursos de uma única fonte que, no nosso caso, é o cliente final. O que acontece é que no modelo transacional, que é o mais comum na América Latina, o profissional trabalha para o cliente final e para o fornecedor dos produtos que ele vende. Sua receita, portanto, vem de dois pontos diferentes e daí surge a grande dúvida de para quem esse vendedor trabalha. Eu te digo: ele trabalha para o mercado.
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2. O modelo fiduciário já existe no Brasil, mas para poucos
Todo grande Family-office trabalha com o modelo fiduciário. No entanto, é um serviço acessível apenas para administrar grandes fortunas e, consequentemente, a outra parcela da população que tem algum dinheiro e quer investir acaba indo para o modelo transacional, que eu chamo de ‘shopping financeiro’. Shopping porque nesse modelo lidamos com vendedores de produtos que não necessariamente escolhem o melhor para você, mas sim aqueles que eles querem vender. Com a FIDUC, temos a missão de trazer o modelo fiduciário em larga escala para o Brasil por meio de uma rede de Associados que querem monetizar sua rede de contatos.
3. O modelo fiduciário pode ser bastante rentável para o planejador financeiro
Se você tem trust de uma base de clientes e quer fazer planejamento financeiro, a FIDUC tem uma proposta em que você cria seu fundo de comércio e passa a ganhar uma receita recorrente que vai durar anos, décadas.
4. Planejamento financeiro no modelo fiduciário gera melhores resultados
No modelo transacional, pela natureza do modelo de negócio, não é oferecido planejamento financeiro. Consequentemente, a maior parte da população é excluída de uma ferramenta que claramente entrega melhores resultados. Na FIDUC, os Associados entregam planejamento financeiro para seus clientes dentro de um modelo de negócio fiduciário. Esta combinação é superior a qualquer outra do mercado.
A FIDUC tem o único modelo de planejamento financeiro no Brasil? Certamente não. Mas, acredito que o nosso modelo o é o que cria melhor resultados e gera mais confiança tanto para o cliente final como para o planejador financeiro.