Como aumentar sua carteira de clientes?

14 de dezembro de 2017 | Imprensa

Imagem - Fiduc

Os 4 pilares para aumentar sua carteira de clientes

Quem trabalha na área comercial já sabe que o segredo do sucesso está em conquistar e manter clientes no longo prazo. No entanto, na época de empreendedorismo em que vivemos, muitas pessoas advêm de outras áreas que não a comercial e deparam-se com essa realidade sem ter com clareza qual é a solução da questão.

Quando tratamos de produtos, cada vez mais comoditizados, o desafio passa de maneira importante pela redução de custos. Já quando tratamos de serviços personalizados, como os que os Associados da FIDUC oferecem, as questões exigem maiores reflexões.

Por incrível que pareça, a solução mais adequada também é a mais simples: sem mágicas, sem truques, sem malabarismos. Ela reside em alguns poucos pontos cruciais, mas que quando aplicados em conjunto constituem uma força motriz poderosa. São eles:

Preparação

Antes de buscar clientes, é fundamental que o profissional esteja preparado para aborda-los. Muitos pensam que isso significa apenas conhecer profundamente os serviços a serem oferecidos, mas na verdade esse conhecimento tem outro foco e deverá responder as seguintes perguntas: Quais benefícios o cliente terá com os meus serviços? Como sua vida será impactada a partir daí? Se o fornecedor de serviços conseguir responder com clareza essas perguntas, por meio de um raciocínio lógico e coerente, a preparação estará bem-feita.

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Estratégia

É fundamental que o profissional esteja bem organizado, com uma estratégia de ações que ofereça crescimento e continuidade na atividade comercial. Vendas, sob um ponto de vista, é um jogo de números. Quantos telefonemas serão dados, quantos e-mails, quantos whatsapp, posts em redes sociais, etc.? Em que dias da semana essas ações ocorrerão? Quais as listas de prospects? Quais os dias reservados para reuniões presenciais? Quais os períodos para as atividades administrativas? Com essa organização, ele poderá ter estatísticas sobre a quantidade de contatos iniciais que precisa para a geração de um novo cliente e poderá estruturar o crescimento quantitativo de seu negócio a partir daí.

Busca por Oportunidades

As oportunidades podem estar na nossa frente e, por vezes, não percebemos. Para evitar isso, tenha em mente o seguinte: Você precisa deixar as pessoas saberem o que você faz. Assim, fale sempre sobre os serviços que presta, seja em ambientes corporativos, seja nos pessoais. O bom discernimento para não ser inoportuno é fundamental, mas lembre-se de passar a mensagem.

Propósito

De nada adianta conquistar um cliente para perde-lo logo em seguida por falha no atendimento. Além da má reputação gerada por esse fato, muitas vezes o custo de aquisição de um cliente só se paga ao longo do tempo e, assim, isso pode ser prejuízo. No entanto, o pior de tudo é a função do serviço prestado não foi atingida. Ele não teve benefícios e a melhora da vida não ocorreu. Esse é o ponto que mais deve incomodar o prestador de serviços. Se não existir um firme propósito de colocar os interesses do cliente em primeiro lugar e de auxilia-lo em seus planos de vida, nada terá valido a pena e o negócio estará fadado ao fracasso. Assim, a maior qualidade de um Associado deve ser seu propósito de verdadeiramente transformar a vida dos clientes. Com isso em mente, seus olhos brilharão ao conversar com as pessoas e isso se transformará em novos clientes, que serão mantidos no longo prazo.

Ao construir seu negócio com esses 4 pilares como base, o sucesso estará muito mais próximo!