Publicamos recentemente um infográfico com a quantidade de certificados CFP no Brasil e EUA. Estes números escondem uma realidade que quero explorar hoje neste artigo.
A maior parte dos profissionais com certificação CFP no Brasil, acima de 70%, são ligados a bancos comerciais. Nos EUA o share desses mesmos profissionais com certificação CFP que trabalham em instituições bancárias é muito menor, um pouco acima de 20%. A diferença entre os profissionais CFP que estão em bancos para o número total é chamada de planejadores financeiros CFP independentes.
Chama a atenção que os independentes somam 3/4 do mercado norte-americano e apenas 1/4 do brasileiro. Cabe uma explicação.
No Brasil o número de profissionais CFP ligados a bancos cresceu muito desde 2013 por conta da regulação da Anbima que obriga as equipes comerciais destas instituições a terem ao menos 75% de profissionais com certificação CFP. Recentemente, também por conta dos PDV’s (Programas de demissão voluntária), o número de profissionais independentes no Brasil vem crescendo e a tendência é que o share de independentes se aproxime cada vez mais da realidade norte-americana.
Torne-se Cliente ou Sócio
Saiba mais sobre ser um Sócio FIDUC ou cadastre-se para ser um Cliente.
Com a concentração bancária, os grandes bancos passaram a testar o limite de a quem pertencem os clientes, se ao banco ou ao executivo bancário. Com o passar dos anos, no mundo todo, os bancos, cada vez maiores, passaram a reduzir seus custos fechando agências bancárias, remunerando menos seus executivos de área comercial e promovendo PDV’s. No modelo transacional onde eles operam isso é possível!
O aumento de consultores CFP independentes no Brasil, ainda que embrionário, é uma questão estrutural e não vai ser revertido, só aprofundado. E isso é muito bom. Com estes profissionais dispostos a empreender, tenho convicção de que os melhores se transformarão em planejadores financeiros e buscarão se associar a estruturas maiores que lhes permita tratarem seus clientes da forma que sempre quiseram.
É para este planejador financeiro independente que montamos a FIDUC. Somos fiduciários em todo processo do planejamento financeiro, inclusive nos investimentos e temos um modelo onde o planejador financeiro independente, CFP ou não, se torna nosso Associado e passa a dispor de um modelo de negócios simples, eficaz e que gera receita recorrente.
Se você é um profissional financeiro independente ou acha que vai sê-lo em breve, me passa um e-mail e marcamos uma conversa.