O preço da gasolina deve subir nesta quinta-feira (1.º) quando entra em vigor o novo formato de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Até ontem, o valor do ICMS médio no Brasil era calculado com base em porcentagem, cerca de 20,5% do total do litro do combustível na bomba, de acordo com a Petrobras. Agora, o tributo incidirá num valor fixo de R$ 1,22 por litro, válido para todos os Estados do Brasil e para o Distrito Federal.
De acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Fertilizantes (Fecombustíveis), isso vai representar um aumento de impostos em quase todo o País, com exceção de Alagoas, Amazonas e Piauí, onde a alíquota estava acima do novo valor fixado.
A maior alta será no Mato Grosso do Sul, onde a alíquota do imposto estava em 17%, o que representava R$ 0,9233. Assim, no estado haverá um amento de 32% na cobrança.
Pesou no bolso? Veja como economizar:
1 – Faça a revisão do veículo
Ao fazer a revisão do seu automóvel é possível reduzir o consumo de combustível em até 15%, segundo Leonardo Mendonça, consultor automotivo. Em paralelo, os motoristas devem ficar de olho no tempo da troca de óleo, já que o produto reduz os atritos e e resfria a parte interna do automóvel. “Quando o resfriamento do motor é constante, eu vou ter também um desgaste menor do motor. Se eu tiver um desgaste menor, irei ter menor consumo de combustível”, diz Mendonça em entrevista ao E-Investidor.
2 – Pneus calibrados? Sempre!
Você sabia que a calibragem dos pneus pode influenciar no aumento do consumo de combustível? Na prática, os pneus secos exigem mais do motor do automóvel e pode resultar em um consumo maior de gasolina. A recomendação é fazer a calibragem semanalmente.
3 – Pesquise o preço do combustível nos postos
Essa é a dica de ouro para quem busca economia. A diferença de preço nos postos pode ser significativa, portanto, vale a pena pesquisar antes de abastecer o veículos. Hoje em dia existem diversos aplicativos que mostram os valores dos postos dentro de um raio da localização do motorista, como o app de navegação GPS Waze.