A fintech Fiduc, especializada em gestão de investimentos, lançou o aplicativo “Liberdade Financeira” com o objetivo de auxiliar as pessoas a organizarem suas finanças pessoais. A ferramenta é uma das estratégias da companhia para ganhar mercado em 2021.
A Fiduc tem hoje R$ 320 milhões em ativos sob gestão e uma rede de 250 planejadores financeiros. A estimativa é dobrar o número de planejadores e atingir a marca de R$ 1 bilhão em ativos sob gestão no próximo ano.
Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo traz alguns recursos gratuitos, como o estabelecimento de uma meta para a liberdade financeira, permitindo uma visão clara da situação atual do seu bolso e o que é preciso fazer para mudá-la e conquistar objetivos como aposentadoria, compra de um imóvel, fazer uma viagem internacional ou o que mais sua imaginação – e sua organização financeira – permitir.
Na versão completa, disponível para os usuários que se tornarem clientes Fiduc, estão disponíveis funções que expandem as possibilidades de construção de patrimônio, visando não só a liberdade financeira, mas também a formação de uma herança, por exemplo.
Nesta versão está disponível o programa “Dinheiro Inteligente”, ferramenta que ajudará o cliente a se economizar mais, com dicas de como equilibrar e diminuir os custos rotineiros por meio de programas de fidelidade, pesquisas de preços entre produtos similares, entre outros.
O cliente também poderá solicitar contato direto com seu planejador financeiro para elaborar estratégias mais assertivas de investimento com base nas sugestões feitas pela inteligência artificial. Ao acionar o planejador, o cliente será encaminhado a uma conversa no WhatsApp, onde poderá tirar dúvidas, fazer ajustes aos objetivos de vida e informar de mudanças na rotina financeira.
“Acreditamos muito no atendimento personalizado do planejador financeiro combinado com o alinhamento de interesses da gestão fiduciária dos investimentos”, afirma Pedro Guimarães, presidente da Fiduc.
A Fiduc replica no Brasil o modelo fiduciário criado pela Saint James Place para o varejo britânico, que oferece a mesma estrutura de gestão patrimonial de um Family Office – até então disponível no Brasil apenas para milionários.
O modelo de negócio foca na identificação das necessidades dos clientes e na busca de seus objetivos e não na venda de produtos de investimento. Atualmente, o custo final para o cliente é de cerca de 0,80% ao ano sobre o patrimônio.
Conteúdo por: Weruska Goeking, Valor Investe.