Quais são as maiores armadilhas dos investimentos?

6 de fevereiro de 2022

Imagem - Fiduc

O que você procura quando investe? Aumentar seu patrimônio, certo? É óbvio. Porém, nem sempre esta é uma tarefa tão simples: há vários riscos embutidos e até ciladas. Mas, calma. A Inteligência Financeira está aqui para te auxiliar nessa jornada. Para isso, nós conversamos com o planejador fiduciário Valter Police, que nos mostrou as principais armadilhas quando você está pensando em investir. Vamos a elas:

1. Não estudar os ativos
Muita gente começa investindo apenas… investindo. A pessoa compra um ativo financeiro que ela ouviu falar que é um bom negócio. Esse é um erro comum. “Fazer pesquisa e se educar financeiramente é sempre importante, mas não quer dizer que você irá se tornar um especialista da noite para o dia. Então esse é o primeiro passo: estudar o ativo em questão”, afirma Police. Também é importante entender o motivo desse investimento. “É para quitar uma dívida, comprar uma casa ou para aposentadoria?”, diz Police.

2. Fuja de promessas milagrosas
Sempre fuja de promessas, do tipo “você terá retorno garantido de XX%”. Nada é garantido no mercado financeiro. Até a renda fixa varia. E, como nada é garantido, há sempre algum risco. Então desconfie se alguém te fala que tal investimento tem risco zero. Barbadas como “vou contar algo para você, mas ninguém sabe disso ainda” também são ciladas. É hora de você ligar o sinal de alerta e cair fora.

Marcação a mercado interfere nos preços de ativos de renda fixa
3. Cuidado com as pirâmides financeiras
As pirâmides financeiras são os investimentos tóxicos. “Priorize empresas que são regulamentadas pelo Banco Central. Se ela não tem regulamentação nenhuma, não faça! Outra coisa para prestar atenção é a famosa combinação de “retorno alto” e “garantido” ou “sem risco”. Isso não existe, é um sinal pra você fugir”, afirma Police.

4. Concentrar a carteira em poucos ativos
Police explica que diversificar a carteira de ações é uma das melhores escolhas que você pode fazer. “A diversificação é a única atitude que só tem lado bom. É a regra número 1 do bom investidor. Ela diminui o risco da carteira”, diz Police.

Em resumo….
… você pode tirar algumas lições para ter uma jornada um pouco mais segura e certa de que você vai atingir seus objetivos. Então:

Tenha uma reserva de emergência;
Eduque-se financeiramente;
Estude os ativos nos quais você está pensando investir;
Busque ajuda de um profissional da área financeira;
Tenha bem claro os motivos e os objetivos dos seus investimentos;
Tenha paciência. Bons investimentos requerem tempo;
Não confunda oscilações com perdas, analise a situação para evitar resgatar antes do tempo
Diversifique seus investimentos.