Folha de São Paulo & FIDUC

29 de janeiro de 2018 | Imprensa

Imagem - Fiduc

Matéria da Folha de São Paulo aqui!

A matéria da Folha de SP acima trata sobre como são reais os riscos de uma família, mesmo muito abastada, ver seu dinheiro ser corroído ou mesmo acabar, como ilustra bem o caso do playboy Jorginho Guinle, que estimou que morreria antes dos 80 anos e decidiu aproveitar ao máximo a vida, torrando sua fortuna. No entanto, como viveu até os 88, teve que morar de favor no Copacabana Palace, fundado por sua família, além de deixar seus herdeiros de mãos vazias.

Esse e muitos outros casos fazem com que famílias busquem auxílio profissional para preservar ou ampliar seu patrimônio e esse mercado é disputado hoje por bancos, corretoras e consultorias, por meio do modelo tradicional de venda de produtos, também chamado de transacional.

No entanto, a alternativa escolhida por praticamente todos os bilionários e multimilionários é diferente: eles administram seu patrimônio por meio de um family office próprio, exclusivo para a família ou de um multi family office, que oferece serviços similares, mas de forma não exclusiva atendendo diversas famílias.

Essa alternativa é vantajosa pois, além de oferecer serviços mais completos, como tratar de assuntos relacionados à gestão tributária e sucessória, tem um modelo de remuneração diferente, no qual quem paga pelos serviços é apenas o cliente e não os fornecedores de produtos, como no modelo transacional. Isso cria um alinhamento de interesses que torna o modelo, chamado de fiduciário, o preferido de quem pode ter acesso à ele, não apenas no Brasil como em todo o mundo.

O único problema desse modelo é que, no Brasil, ele era restrito a famílias muito ricas, o que excluía quase todas as famílias, que eram obrigadas a ter sua gestão de patrimônio feita dentro do modelo transacional, com os conflitos de interesse inerentes ao modelo.

A FIDUC tem a missão de trazer o modelo fiduciário em larga escala para o Brasil, proporcionando a famílias que não tinham outra opção, um modelo que tem completo alinhamento de interesses, além do fornecimento, por meio de seus Associados, de serviços de Planejamento Financeiro Holístico, como planejamento para aposentadoria, gestão de riscos, planejamento tributário e sucessório, entre outros.

Essa verdadeira revolução trazida pela FIDUC é recente, mas deve transformar a maneira como pessoas e famílias fazem seu planejamento e contratam seus fornecedores de soluções financeiras.

por: Valter Police, Coordenador da Academia FIDUC